top of page

O que fazer durante o confinamento #2

  • Foto do escritor: Daniela Pinhel
    Daniela Pinhel
  • 21 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Cá estou eu mais uma vez para vos dar algumas sugestões de como ocupar o tempo durante este novo confinamento. Para dizer a verdade - e falo por mim -, os limites estão a ser de tal modo testados que já ninguém tem paciência para fazer coisas totalmente inovadoras e ser minimamente produtivo. No entanto, sinto que ainda se mantém aquela pressão ridícula de termos de ser 100% produtivos e aproveitar o dia ao máximo para despachar tarefas e mais tarefas. Vamos ser honestos, estamos no meio de uma pandemia e já ninguém aguenta. Sim, acho que é importante que durante este tempo se criem rotinas, principalmente para aqueles que estão em aulas ou em teletrabalho. Digo isto até porque no meu caso, a ter de despachar uma tese que parece não ter fim, também tive de estabelecer metas e um horário que me permitisse orientar melhor os dias. Mas acreditem, não há absolutamente nada de errado em acordar tarde e ter aqueles dias em que não fazemos nada simplesmente porque não nos apetece (inclusive, talvez venha a fazer um post inteiramente dedicado a este assunto). Reflexões à parte, o que vos trago desta vez são umas sugestões bem simples e tranquilas para ajudar a passar estes dias em casa. Let's go!



Cozinhar

Yes, i know, já tinha recomendado isto no primeiro confinamento mas a verdade é que (pelo menos para mim) cozinhar é algo super divertido e uma ótima ajuda para nos distrairmos e passarmos o tempo. E não precisamos de ser chefs com estrelas Michelin, até porque como se costuma dizer practice makes perfect e não se perde nada em tentar. Prometo que vou tentar trazer-vos receitas deliciosas mas, por agora, deixo-vos a sugestão do bolo de caneca do meu último post. É mesmo simples e ótimo para quando nos apetece um docinho rápido.



Aprender uma nova língua


Esta é uma ideia mesmo gira para esta altura em que acabamos por ter mais tempo de sobra. E por aprender uma nova língua não me refiro necessariamente a aulas ou programas pagos - se optarem por isso é ótimo, claro -, mas simplesmente adquirir algumas bases daquele idioma pelo qual vocês sempre tiveram curiosidade. Hoje em dia, a par de livros e dicionários, temos imensa informação à distância de um clique. Deixo-vos ainda algumas dicas: utilizar aplicações gratuitas como, por exemplo, o Duolingo, consumir conteúdo na língua que pretendem aprender - seja canais de youtube, música, filmes ou séries - e alterar o idioma do vosso telemóvel.



Ler, ler e ler


Admito: não estou no auge da minha criatividade. Ainda assim, embora esta dica pareça demasiado óbvia, acaba por fazer todo o sentido. Passamos tanto tempo em casa que se torna benéfico trocar os ecrãs por um bom livro e há tanto por onde escolher! No meu caso, tenho andado a ler Pride and Prejudice - um clássico que estou a adorar!


Visitar museus online


Quem não tem saudades de viajar? Infelizmente, viver em tempos de pandemia não nos deixa ser livres como passarinhos e explorar o mundo. Eu sei que custa mas, olhando pelo lado positivo, vamos ficar gratos por vivermos numa época onde existe uma coisa chamada internet que nos ajuda imenso a colmatar as saudades de viajar. Para quem adora museus, através deste site da Google, podem visitar museus online de forma totalmente gratuita!



Journaling


Esta sugestão é ótima para a nossa saúde mental que, infelizmente, está a ser desafiada ao máximo. A escrita é uma boa forma de nos expressarmos e de deitarmos cá para fora tudo aquilo que sentimos, seja o que nos deixa felizes, seja o que nos angustia. Pessoalmente é algo que me tem ajudado imenso no que toca à autoestima e ansiedade e me deixa sempre um bocadinho mais positiva. Para quem está numa fase inicial e não está tão habituado, aconselho-vos a experimentar o journaling guiado e deixo-vos a minha pasta do Pinterest com várias sugestões. Se puderem, também podem optar por comprar o The Five Minute Journal que, pelo que tenho ouvido falar, é uma ótima ajuda (eu própria já pensei em comprar, de tão bom que parece).



Also, deixo-vos aqui a minha playlist do Spotify, criada no primeiro confinamento, agora atualizadíssima. Espero que vos ajude a colocar o astral bem lá no alto.



Espero que tenham gostado!

Um beijinho e até ao próximo post ♡


 
 
 

Comments


Obrigada!

Subscreve o meu blog!

  • Pinterest
  • Instagram

© 2021 by Daniela Pinhel

bottom of page