5 dicas para um modo de vida mais sustentável
- Daniela Pinhel
- 10 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Alô, alô! Depois de muito tempo desaparecida, volto com um post de dicas que nos ajudam a ser um bocadinho mais amigos do ambiente. A verdade é que o caminho é longo e há ainda muito a fazer à escala global. No entanto, em vez de pensarmos que a culpa não é apenas nossa e que o nosso papel não faz diferença, que tal pensar que, por mais insignificante que pareça, cada um de nós pode contribuir? Assim, deixo-vos aqui algumas sugestões que eu própria tenho vindo a seguir e que considerei importantes para que cada um possa fazer o seu pequeno mas importante papel.
1. Bebidas Vegetais
A substituição do leite por bebidas vegetais é um hábito que tem vindo a ser adotado por muitas pessoas. Hoje em dia, a variedade é enorme e existem imensas opções de inúmeras marcas. Apesar de ainda não ter provado todas, as minhas favoritas até agora têm sido a bebida de amêndoa e o leite de soja de framboesa - e juro que este último sabe a iogurte líquido! Há um vasto leque de sabores, basta ir provando e ver aquele de que mais gostamos. By the way, aqui fica uma sugestão: se vão provar alguma destas bebidas pela primeira vez, aconselho que peçam a alguém que costuma consumir para provarem ou então tentem comprar essas bebidas (se estiverem disponíveis) em embalagens mais pequeninas. Foi exatamente isso que fiz e, se não gostarem, evitam que se estrague ou acabe no lixo. Claro que, caso não o façam, podem sempre optar por dar o resto da bebida a alguém que goste.
2. Optar por luvas e discos desmaquilhantes reutilizáveis
Esta dica é muito importante, uma vez que gastamos imensos discos ou toalhitas para remover a maquilhagem. Sentia-me mesmo mal com a quantidade que gastava e olhem que não sou uma pessoa de usar imensa maquilhagem, sendo que há dias em que nem sequer o faço. Por isso, há já algum tempo que decidi experimentar luvas reutilizáveis e tenho estado a adorar! Dá para utilizar imensas vezes e no final de retirar toda a maquilhagem basta lavar a luva com água e sabonete. A que utilizo é da Yves Rocher, mas existem semelhantes em diversas lojas ou sites. Também tenho procurado discos reutilizáveis e, infelizmente, ainda não consegui encontrar. Se souberem onde arranjar, please help a girl out!
3. Palhinhas de cartão ou em inox
Apesar de todos sabermos o quão prejudiciais são as palhinhas de plástico, ainda as encontramos em imensos sítios. No entanto, este hábito é muito simples de ser alterado: podem optar por palhinhas de cartão ou de inox - não são assim tão caras e duram imenso! Como são de inox não vão precisar de comprar umas substitutas por muito tempo, o que acaba por compensar. Inclusive, elas costumam vir com uma escovinha para facilitar a lavagem. Valem mesmo a pena!
4. Utilizar champôs sólidos
Para além de amigos do ambiente, os champôs sólidos são também melhores para a nossa carteira. Há já algum tempo que várias lojas os começaram a comercializar, mas o facto de as marcas de supermercado começarem a aderir a este tipo de produtos faz com que eles alcancem maior fama e cheguem a mais pessoas. Recentemente, a Garnier lançou uma gama incrível de champôs sólidos e, para ser sincera, não podia ter apostado melhor. Até agora, foi a única marca que experimentei: acabei por escolher aquele que mais se aplica ao meu tipo de cabelo e adorei, é um champô como todos os outros. Resta esperar para ver se mais marcas irão aderir e criar uma maior diversidade de produtos.
5. Comprar roupa de forma mais consciente
Confesso que este tem sido um dos maiores desafios para mim. A verdade é que o denominado "fast fashion" está por todo o lado e devemos ter consciência de que não só acaba por ser mau para a nossa carteira como estamos a compactuar com uma indústria nada amiga do ambiente e que, na sua maioria, não oferece boas condições de trabalho aos seus funcionários. Claro que não estou a dizer para sermos radicais e deixarmos de comprar nestas lojas - eu própria o faço -, mas é importante saber que há muitas formas de podermos comprar de forma mais consciente. Seja através da compra de peças em segunda mão, adquirir produtos em lojas de comércio local ou, para quem puder, optar mesmo por investir numa peça com melhor qualidade e durabilidade - ou seja, em vez de comprarmos várias vezes uma peça que usamos imenso, comprarmos uma de melhor qualidade mas que, à partida, dura mais tempo. Aconselho-vos ainda a utilizarem a aplicação "Good on You": ela permite que vocês pesquisem sobre determinada marca e dá-vos uma classificação da mesma de acordo com o seu nível de ética (aspetos como o ambiente ou condições de trabalho). Para além disso, a app disponibiliza imensos artigos e dicas sobre consumo sustentável.
Espero que tenham gostado!
Beijinhos e até ao próximo post ♡
Comentários